• fev 27, 2024
Municípios usam SalutarWeb e melhoraram no Previne Brasil

 

O  Ministério da Saúde divulgou recentemente o ranking do  Programa Previne Brasil do último quadrimestre de 2023 (3Q), modalidade de financiamento do Governo Federal para o custeio da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 13 clientes da ABASE Sistemas com notas acima de 7 no Previne Brasil, um aumento de 8,3% em relação ao quadrimestre anterior e crescimento de 400 posições em 12 meses.

Todas as secretarias de Saúde utilizam a plataforma SalutarWeb para a gestão pública municipal. 

Por meio do sistema de gestão é possível fazer as exportações e validações dos dados junto ao Ministério da Saúde do número de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação, e com realização de exames para sífilis e HIV. Além disso, a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, mulheres com coleta de citopatológico na APS, e a proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada. O sistema também permite saber a proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Case de Sucesso

O município de Nova Esperança do Sul estava na 421º entre os 497 municípios gaúchos na primeira avaliação do quadrimestre de 2023. Na segunda, subiu para a 139º posição e terminou o ano em 21º no ranking estadual.  

De acordo com a enfermeira Crischima Lunardi Vacht, um estudo de cada indicador foi realizado para melhorar os índices. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou reuniões  com as equipes de enfermagem, médicos, agente comunitário de saúde, para que juntos pudessem melhorar os resultados. 

Seis ações realizadas

  1. Dia D de verificação da Pressão Arterial, Glicemia de Jejum e Vacinação, realizadas em sábados pré agendados;
  2. Junto aos agentes comunitários de saúde, que já haviam concluído o Curso Saúde com Agente, realizaram, no domicílio, a verificação da Pressão Arterial e Glicemia de Jejum;
  3. Realizado a verificação da Pressão Arterial e Glicemia de Jejum por meio da visita domiciliar do médico ou da enfermeira;
  4. O  município custeia o exame da Hemoglobina Glicosilada para pacientes diabéticos. O SUS não disponibiliza o serviço;
  5. Busca ativa de mulheres que necessitavam realizar o exame citopatólogico. 
  6. Realizado uma explicação da importância das consultas de pré-natal, bem como da realização da primeira consulta antes das 12 semanas. Também  foi disponibilização testes rápidos, sendo no mesmo dia da consulta ginecológica otimizando o tempo das gestantes. 

A colaboração entre o sistema SalutarWeb e a equipe de Nova Esperança do Sul demonstra que os resultados podem ser alcançados. “Um trabalho em conjunto, visando uma melhora nos índices do município, onde obtivemos êxito conforme esperado”, reforça Crischima. 

Com notas acima de 9 também estão os municípios de Boa Vista do Buricá, Santo Ângelo e Pirapó.

De acordo com Francieli Both Zingler, analista de sistemas e coordenadora da equipe do SalutarWeb, os resultados positivos são influenciados pelo acompanhamento diário. Além disso, pelos treinamentos presenciais realizados pela ABASE Sistemas para orientação para preenchimento correto dos dados encaminhados ao Ministério da Saúde.  No segundo semestre do ano passado, realizamos três capacitações presenciais para os profissionais responsáveis pelo registro dos dados “Este trabalho desenvolvido no ano passado tem trazido resultados satisfatórios, o que demonstra o nosso compromisso com os municípios que atendemos”, afirma Francieli.

Mais repasses

Estar em dia com os dados junto ao Ministério da Saúde garante mais repasses de recursos para os municípios. O programa Previne Brasil, instituído em 2019, tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária. Além disso, criar vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O SalutarWeb é uma plataforma completa que adota uma abordagem de banco de dados único. Isso garante que mantenhamos todas as informações com precisão, evitando duplicações e inconsistências. Além disso, a implementação de sistemas em nuvem proporciona operações mais ágeis e eficientes para os usuários.

A plataforma oferece um painel de acompanhamento, com dados de atendimentos, meta e porcentagem, conforme as métricas do programa nacional. Além disso, é possível individualizar os dados por categoria do Programa Previne Brasil. Isso possibilita que gestores possam traçar os planos de ação conforme se aproxima o fim do quadrimestre. 

 

Leave your Comment

Atendimento ABASE Sistemas