A gamificação tem ganhado cada vez mais espaço em diversos setores. No turismo, essa estratégia surge como uma ferramenta para engajar visitantes, prolongar sua estadia e, consequentemente, estimular a economia local. Um exemplo dessa tendência é o município de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, que lançou a “Rota do Guardião”. A aplicação é uma experiência turística gamificada desenvolvida pela equipe de mobile da ABASE Sistemas, em parceria com o Poder Executivo municipal.
A Rota do Guardião foi criada com o objetivo de promover o turismo em Santo Ângelo e valorizar a cultura regional por meio de uma experiência imersiva e lúdica, que incorpora os princípios da gamificação.
Segundo o prefeito Jacques Barbosa, a “Rota do Guardião” proporciona aos visitantes a oportunidade de explorar os principais atrativos do município. Por exemplo, a Rua Missioneira, o Portal dos 30 Povos, a Catedral, o Museu Histórico das Missões e o Memorial Coluna Prestes. Em cada um desses pontos, os turistas podem acessar um QR Code, que lhes concede uma parte de um anjo virtual. Ao completar o percurso, o visitante recebe a imagem do seu Anjo Guardião, uma arte digital criada por inteligência artificial, baseada no signo de cada visitante, além de acesso a uma linha de artesanato exclusiva, concebida especialmente para o projeto.
Antes de começar o jogo, o visitante preenche um questionário com seis perguntas de múltipla escolha, abordando temas como o motivo principal da visita à Rota do Guardião, faixa etária, gênero, origem, meio de transporte e como descobriu o roteiro turístico. Essas informações são valiosas para a gestão pública do município, permitindo um melhor planejamento e promoção do turismo local.
A coordenadora do Setor de Inovação, Daniele Schneider, destacou que, tradicionalmente, os turistas em excursões permanecem, em média, apenas 45 minutos na cidade. No entanto, com a introdução da “Rota do Guardião”, espera-se que esse tempo de permanência aumente para até duas horas, o que potencializa o consumo no comércio local. Além disso, a ideia de renovar a arte dos Anjos da Guarda virtuais a cada seis meses, por meio de concursos, visa valorizar os artistas locais e manter o engajamento dos turistas.
O acesso à “Rota do Guardião” é facilitado pelo Aplicativo Santo Ângelo Inteligente, desenvolvido pela ABASE Sistemas. Além disso, a plataforma centraliza serviços da prefeitura e informações para os cidadãos. Disponível para IOS e Android, o aplicativo oferece funcionalidades como informações turísticas, transporte coletivo urbano, vagas de emprego e contas públicas.