• out 23, 2023
Sistema de gestão do IPTU eficiente é com GespamWeb

Ter um sistema de gestão do IPTU eficiente é fundamental para os municípios a medida que o final do ano se aproxima. É nesse período que as prefeituras começam a se preparar para emitir os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os contribuintes. Para simplificar esse processo complexo e garantir uma gestão eficiente desse importante recurso público municipal, a plataforma do GespamWeb, da ABASE Sistemas, possui um sistema poderoso de automatização de processos tributários.

Neste artigo, exploraremos como o sistema de Controle IPTU pode aprimorar a gestão tributária nos municípios.

A importância do IPTU para as prefeituras

Em primeiro lugar, o IPTU é o único tributo relacionado à propriedade cuja responsabilidade pela sua criação e arrecadação é conferida aos Municípios. Isso demonstra a sua significativa relevância na administração tributária,principalmente, nas pequenas cidades, uma vez que as receitas provenientes do Imposto sobre Serviços (ISS) e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) tendem a ter uma representatividade limitada.

Recursos Integrados:

Uma das características da plataforma do GespamWeb é sua capacidade de gerenciar todas as facetas do cadastro imobiliário urbano. Nesse sentido, ele integra-se perfeitamente aos cadastros de logradouros, trechos, loteamentos, edifícios e muito mais. Além disso, permite a interconexão entre o cadastro de proprietários e o cadastro único de cidadãos.

Emissão e Controle de Tributos Simplificados:

A plataforma oferece recursos abrangentes para cálculo, emissão, controle de arrecadação e cobrança de tributos imobiliários, incluindo o IPTU.  Do mesmo modo, também monitora a entrega e devolução de carnês, identificando até mesmo os motivos das devoluções.

Flexibilidade e Parametrização:

O GespamWeb se destaca pela flexibilidade e alto grau de parametrização. Com ele, por exemplo, os administradores municipais podem configurar fórmulas de cálculo, conteúdo do cadastro técnico e muito mais.  Isso permite uma adaptação rápida às mudanças nas informações imobiliárias.

Aprimoramento de Controle:

A plataforma possui recursos visuais, como gráficos e geradores de relatórios, além de automatizar rotinas de crítica para evitar erros de digitação. Isso garante maior precisão e eficiência na gestão do IPTU.

Gestão de Débitos e Isenções:

O GespamWeb também lida com a inscrição automática de débitos em dívida ativa e oferece uma rotina específica para concessão de isenções, com deferimento automático, por exemplo. Isso simplifica o processo de cobrança tributária.

Histórico de Alterações e Consulta de Dados Anteriores:

A plataforma permite o registro de alterações no cadastro imobiliário, possibilitando um histórico completo. Além disso, fornece acesso fácil a informações sobre a arrecadação de exercícios anteriores.

Coordenadas Geográficas e Imagens de Satélite:

Uma característica única é a capacidade de informar coordenadas geográficas e visualizar a localização em imagens de satélite. Isso facilita o mapeamento e a consulta geográfica de informações sobre propriedades.

Cobrança Diferenciada e Facilidades de Cadastro:

O GespamWeb permite a cobrança diferenciada da taxa de coleta de lixo com base na utilização. Também oferece recursos como a replicação de informações de um cadastro para outro, economizando tempo e esforço.

A plataforma GespamWeb é uma solução avançada que simplifica a gestão do IPTU e a administração imobiliária em municípios. Com sua capacidade de integração, parametrização e automação, ela oferece um controle e uma experiência mais eficiente tanto para as prefeituras quanto para os contribuintes. Com a chegada dos boletos do IPTU, essa plataforma pode ser um ativo valioso para garantir uma gestão fiscal precisa e eficaz.

Se você deseja aprimorar a administração tributária do IPTU em sua cidade, o GespamWeb é a solução de tecnologia de gestão pública.

Leave your Comment

Atendimento ABASE Sistemas