• jan 16, 2024
GespamWeb transforma a gestão fiscal de Porto Xavier

A gestão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um dos pilares da arrecadação municipal, conferindo aos municípios a responsabilidade de sua criação e arrecadação. Especialmente em cidades de menor porte, como Porto Xavier, a receita proveniente do tributo desempenha um papel crucial diante das limitações de outros impostos. Neste contexto, a plataforma GespamWeb, desenvolvida pela ABASE Sistemas, transforma a gestão fiscal de Porto Xavier e otimiza a arrecadação do IPTU. 

Transformação Tecnológica em Porto Xavier:

No município de Porto Xavier, localizado na fronteira com a Argentina, a eficiência na arrecadação do IPTU foi  aprimorada com a adoção da plataforma GespamWeb. De acordo com José Girnei Kohl, servidor do setor de IPTU há duas décadas, a solução fiscal ABASE Sistemas transformou a arrecadação do município. Antes, o processo de emissão dos carnês levava cerca de 60 dias; hoje, com a implementação da solução totalmente web, esse prazo foi reduzido para no máximo três dias.

” A plataforma trouxe agilidade, rapidez e tranquilidade”,  afirma José Girnei Kohl.

A agilidade conquistada resultou em um aumento de 20% na arrecadação do município, evidenciando a eficácia do sistema integrado de administração municipal do Gespam Web. 

Impactos Positivos na Comunidade:

O município de Porto Xavier, com seus quase 10 mil habitantes, conforme o Censo de 2022 do IBGE, experimentou uma ascensão econômica notável. Atualmente, é reconhecido como um dos mais ricos do Rio Grande do Sul pela Fundação Getúlio Vargas e alcançou a décima maior renda per capita do Estado e a 48ª do país. Esse êxito financeiro permitiu investimentos substanciais em áreas vitais, como saúde, educação, infraestrutura, limpeza e segurança, proporcionando melhorias significativas na qualidade de vida dos porto-xavierenses.

Recursos integrado do sistema de gestão do IPTU para prefeituras

A plataforma GespamWeb destaca-se por sua capacidade de gerenciar todas as nuances do cadastro imobiliário urbano, integrando-se perfeitamente a logradouros, trechos, loteamentos, edifícios e mais. Além disso, facilita a conexão entre o cadastro de proprietários e o cadastro único de cidadãos.

Emissão e Controle de Tributos Simplificados:

Oferecendo recursos abrangentes para cálculo, emissão, controle de arrecadação e cobrança de tributos imobiliários, incluindo o IPTU, a plataforma simplifica a gestão fiscal.

Flexibilidade e Parametrização:

A flexibilidade e alto grau de parametrização do GespamWeb permitem que administradores municipais configurem fórmulas de cálculo, conteúdo do cadastro técnico e muito mais, adaptando-se rapidamente às mudanças nas informações imobiliárias.

Aprimoramento de Controle:

Recursos visuais, como gráficos e geradores de relatórios, aliados à automação de rotinas de crítica, garantem precisão e eficiência na gestão do IPTU.

Gestão de Débitos e Isenções:

O GespamWeb facilita a inscrição automática de débitos em dívida ativa e oferece uma rotina específica para concessão de isenções, simplificando o processo de cobrança tributária.

Histórico de Alterações e Consulta de Dados Anteriores:

Registrando alterações no cadastro imobiliário, a plataforma oferece um histórico completo e fácil acesso a informações sobre a arrecadação de exercícios anteriores.

Coordenadas Geográficas e Imagens de Satélite:

A capacidade de informar coordenadas geográficas e visualizar a localização em imagens de satélite facilita o mapeamento e a consulta geográfica de informações sobre propriedades.

Cobrança Diferenciada e Facilidades de Cadastro:

Possibilitando a cobrança diferenciada da taxa de coleta de lixo com base na utilização, o GespamWeb oferece facilidades como a replicação de informações de um cadastro para outro, economizando tempo e esforço.

GespamWeb 

Diante da comprovada transformação em Porto Xavier, o GespamWeb, portanto, representa uma solução avançada que transforma a gestão fiscal, a administração do IPTU e gestão imobiliária nos municípios.  Além disso, sua capacidade de integração, parametrização e automação oferece controle e eficiência tanto para prefeituras quanto para contribuintes, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem necessidade de enfrentar filas.

 A segurança é uma prioridade, e é por isso que a plataforma de gestão pública municipal opera totalmente na nuvem, proporcionando tranquilidade aos usuários. Dessa forma, a solução é acessível não apenas pelo navegador de computador, mas também por tablets e smartphones, garantindo praticidade e acessibilidade em qualquer lugar que o usuário esteja.

 

LEIA TAMBÉM: 

Plataformas da ABASE Sistemas transformam a gestão pública em Boa Vista do Buricá

CASE: Plataforma da ABASE Sistemas reduz em 79% o tempo de liberação de alvarás em Santo Ângelo

APP Vigilância Epidemiológica do SalutarWeb contribui no combate às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti em Porto Lucena

Leave your Comment

Atendimento ABASE Sistemas