• jul 20, 2023
Portal do Professor do EducarWeb facilita o ensino nas escolas municipais

Você está buscando um ambiente virtual com recursos educacionais que otimizem e aprimorem o trabalho dos professores municipais da sua cidade? O Portal do Professor da plataforma do EducarWeb é a solução que você precisa. Desenvolvido pela ABASE Sistemas, o software oferece uma variedade de ferramentas que permitem aos docentes conduzirem suas atividades didáticas, pedagógicas e de planejamento em um único local.

Quer saber mais como funciona? Listamos 10 vantagens do Portal do Professor da plataforma do EducarWeb que vai facilitar o ensino nas escolas municipais.

1) Layout Responsivo para Acessibilidade Total: Com o Portal-Web, os professores podem acessar a plataforma de qualquer dispositivo, graças ao seu “layout responsivo”. Isso garante que todos possam desfrutar de uma experiência de uso perfeita, independentemente do tamanho da tela. Os educadores também podem personalizar o perfil e adicionar fotos e informações pessoais, como endereço, telefone e e-mail.

2) Segurança e Acesso Específico: Priorizando a segurança e privacidade dos professores, o acesso ao sistema é estritamente controlado por perfis específicos. Isso impede que os docentes acessem funções administrativas ou dados de outros colegas, garantindo total confidencialidade.

3) Organização dos Horários e Avisos Importantes: Ao acessar o sistema, o professor é recebido com um painel que apresenta os próximos horários de aula. Informações como componente, turma, dia da semana são apresentadas de forma clara e organizada. Além disso, o sistema permite o acesso rápido entre diferentes unidades escolares e turmas, bem como a visualização de avisos relevantes, como prazos para lançamento de notas e registros de frequência.

4) Planejamento Personalizado e Alinhado à BNCC: Com a funcionalidade de lançamento de planejamentos, os professores podem criar conteúdos personalizados para os componentes das turmas. Os objetivos, justificativas, conteúdos gerais e ações específicas para cada data letiva podem ser definidos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como com os Referenciais Estadual e Municipal. O sistema apresenta um formulário claro, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Escolas, com critérios e tópicos que facilitam o preenchimento pelos professores. Além disso, a flexibilidade permite a escolha dos modelos de acordo com etapas de ensino, componentes curriculares e períodos de abrangência, tornando o processo ágil e intuitivo.

5) Acompanhamento, Relatórios e Interação: A supervisão e a direção das escolas têm acesso ao sistema para acompanhar os lançamentos e, se necessário, gerar relatórios. O Portal também permite o lançamento de conteúdos relacionados aos componentes das turmas, para cada data letiva, permitindo que os educadores complementem o planejado anteriormente. Os professores podem registrar diariamente observações dos estudantes, emitir relatórios dessas observações e anexar arquivos e documentos relevantes.

6) Comunicação Eficiente com os Estudantes: O Portal do Professor permite que os educadores enviem documentos, atividades pedagógicas e materiais de estudo diretamente para os estudantes. Os docentes têm a opção de agendar a data de postagem e o prazo para cada documento, além de definir a carga horária correspondente. É possível escolher se os materiais são apenas para consulta ou exigem resposta dos alunos. A plataforma permite que os estudantes respondam por meio de anexos via upload e/ou link, ou simplesmente por meio de texto. O docente pode acompanhar quem visualizou os documentos postados e quem enviou respostas, facilitando a interação com a turma.

7) Registro de Frequência e Lançamento de Avaliações: A plataforma também possibilita o lançamento da frequência online dos alunos, com opção de justificar faltas. Os cadernos de chamada podem ser emitidos com observações personalizadas, listagem de estudantes em ordem alfabética ou por matrícula, e outros ajustes de acordo com a necessidade.
O lançamento de avaliações é igualmente facilitado, permitindo que os profissionais de ensino definam data, tipo (prova, trabalho, etc.) e peso de cada avaliação. O sistema também possibilita a realização de avaliações de recuperação paralelas e emite relatórios com todas as avaliações realizadas.

8) Lançamento e Consulta de Notas Finais: O Portal do Professor permite que os profissionais de educação lancem as notas finais dos estudantes de acordo com o formato de avaliação (conceito ou nota), bem como informem pareceres, faltas e faltas justificadas. O sistema realiza automaticamente a contagem de faltas com base nos registros de frequência. A plataforma pode ser configurada para permitir alterações de notas apenas com justificativa. Ao fazer o lançamento da chamada dos alunos, o sistema contabiliza de forma automatica a quantidade de aulas dadas no trimestre/semestre/ano. O sistema também sugere a nota final com base nas avaliações parciais. Além disso, o professor pode identificar estudantes que não compareceram, foram dispensados de exames ou tiveram lançamento de nota diferenciado.

9) Registro de Notas do Conselho/Exame Final: O Portal possibilita a digitação das notas do conselho/exame final, listando apenas os educandos que necessitam realizar essa etapa.

10) Relatórios Detalhados: Os professores podem consultar e emitir relatórios das notas das avaliações e das notas finais de cada estudante, oferecendo uma visão abrangente do desempenho dos alunos.

O Portal do Professor, integrado ao EducarWeb, é a solução completa para otimizar a prática educacional, proporcionando maior eficiência, organização e interação entre professores e estudantes. Simplifique suas atividades pedagógicas com essa ferramenta moderna e eficaz, alinhada aos mais altos padrões educacionais.

Leave your Comment

Atendimento ABASE Sistemas