• jul 18, 2023
Sistema de Tesouraria do GespamWeb integra controles de arrecadação e despesas nas prefeituras

A tesouraria é o departamento responsável por gerenciar todas as transações financeiras de uma prefeitura. É por meio  dela que passam todas as previsões de pagamento e recebimento provenientes de outras áreas do poder público municipal. Além disso, a tesouraria também é encarregada por efetuar os pagamentos e recebimentos, mesmo quando realizados por meio do sistema bancário. Outra função importante da tesouraria é acompanhar o fluxo de caixa, controlar as contas bancárias e liberar recursos para pagamentos e investimentos.

Ter uma gestão eficiente desses processos é crucial. É por isso que a ABASE Sistemas tem um sistema específico para tesouraria dentro do GespamWeb, plataforma de gestão pública municipal.

O sistema de Tesouraria é integrado ao setor de controle de arrecadação, permitindo a consulta dos débitos dos fornecedores antes de efetuar os pagamentos. Ele também possibilita o registro das transações de caixa e bancos, bem como outras operações relevantes para o departamento, além do acompanhamento diário do movimento financeiro. Essa ferramenta permite o pagamento de despesas adicionais e pendências de pagamentos, seja por meio de cheques ou transferências bancárias, incluindo pagamentos parciais de despesas regulares.

Por meio do software, o tesoureiro tem a facilidade de controlar e efetuar pagamentos de diversas despesas a fornecedores (PIX/TED) sem sair do sistema. Essa opção se dá a partir do módulo que integra o sistema da Tesouraria com as instituições bancárias e agiliza os pagamentos, sem que o servidor precise fazer transferências individuais para cada fornecedor. O software também possui integração com o sistema bancário no recebimento de receitas. Essa incorporação permite que o contribuinte pague seus tributos/taxas na rede bancária e o seu recebimento seja feito de forma integrada ao sistema da tesouraria. Além disso, o módulo Tesouraria oferece a conveniência da conciliação de contas de forma sistematizada, comparando os lançamentos efetuados pelo sistema com os extratos bancários. Essa conciliação facilita a conferência dos extratos agilizando as tarefas do setor de tesouraria.

Principais recursos do sistema para Tesouraria do GespamWeb:

  1. Administração do fluxo de caixa diário;
  2. Controle da movimentação e da arrecadação de tributos e receitas do município;
  3. Sistema integrado de forma simultânea com setor Tributário e Contábil/Orçamentário;
  4. Emissão de boletins de caixa, extratos bancários e outros relatórios administrativos e legais.

Com o módulo Tesouraria do GespamWeb, a gestão financeira da prefeitura se torna mais eficiente e organizada, proporcionando maior controle sobre as finanças municipais.

Se você deseja saber mais sobre como a plataforma GespamWeb pode beneficiar o setor de Tesouraria de sua prefeitura, entre em contato conosco. Estamos prontos para oferecer soluções tecnológicas eficientes para atender às necessidades do seu município.

Leave your Comment

Atendimento ABASE Sistemas