• jan 04, 2024
Aplicativo do SalutarWeb contribui no combate à dengue em Porto Lucena

O verão no Brasil intensifica a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, impulsionado pelo ambiente propício à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, com a combinação de calor e chuvas, a população fica mais vulnerável às picadas do vetor dessas enfermidades, levando os municípios a terem que agir rápido para evitar o avanço da doença.  Nesse sentido, o aplicativo do SalutarWeb contribui no combate à dengue em Porto Lucena e nas outras doenças transmitidas pelo aedes aegypti.  Quer saber mais como ele funciona? 

Em 2023, o Rio Grande do Sul registrou 37,9 mil casos confirmados e 54 mortes por dengue, segundo dados do Painel Casos de Dengue no Rio Grande do Sul, da Secretaria Estadual da Saúde. Contudo, um município se destaca positivamente nesse cenário: Porto Lucena, localizado às margens do Rio Uruguai, com pouco mais de 4,3 mil habitantes, conforme o Censo do IBGE de 2022, registrou apenas um caso.

Município de Porto Lucena fica localizado às margens do Rio Uruguai e utiliza o aplicativo Vigilância Epidemiológica do SalutarWeb, da ABASE Sistemas

Esse sucesso no controle se deve, em grande parte, ao investimento em tecnologia pela Secretaria Municipal de Saúde. A implementação do aplicativo Vigilância Epidemiológica da plataforma SalutarWeb da ABASE Sistemas trouxe agilidade e eficiência ao trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

“Acreditamos que quanto mais agilidade, praticidade e informação tiver, o ACE mais resultado terá na realização do seu trabalho”, destaca Jucelaine Casola, coordenadora dos ACES, lembrando que o município participou ativamente da elaboração do software adaptado para smartphones e tablets.

APP Vigilância Epidemiológica

O aplicativo do SalutarWeb contribui no combate à dengue em Porto Lucena e  facilita o trabalho de campo dos Agentes de Combate às Endemias, permitindo o lançamento eficiente de dados coletados, inclusive do formulário do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Conforme Jucelaine, o aplicativo é prático, que viabiliza tempo e material, armazenando os dados de forma segura no sistema.

Uma característica fundamental do app é sua funcionalidade offline, permitindo que os profissionais registrem informações, mesmo sem conexão com a internet. Assim que conectados à rede WiFi ou dados móveis, as informações são sincronizadas e armazenadas em nuvem. 

Com ele, os Agentes podem detalhar o tipo de imóvel inspecionado, o tipo de atividade, o endereço, e registrar pendências, além de dados sobre coleta de amostras e tratamentos focais e perifocais administrados.

Os gestores também se beneficiam do SalutarWeb, acessando relatórios no módulo Vigilância Epidemiológica. Ainda, é possível imprimir resumos de Serviços Antivetoriais, aplicando filtros de período de data, ciclo, ano, tipo de atividade, logradouro, localidade e profissional. Além disso, a geolocalização dos lançamentos efetuados permite visualizar onde foram coletados os dados, tanto de forma individual quanto coletiva, através de filtros específicos.

Porto Lucena se destaca como um exemplo de eficiência no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, evidenciando que a tecnologia aliada à ação preventiva pode fazer a diferença na preservação da saúde da população.

 

Aplicativos SalutarWeb

O SalutarWeb,  plataforma de gestão da Saúde e Assistência Social desenvolvida pela ABASE Sistemas, possui 11 aplicativos. Para saber conhecer mais sobre as soluções mobile clique aqui.

 

LEIA TAMBÉM: 

Sete vantagens de ter a plataforma do SalutarWeb na sua Secretaria Municipal de Saúde

Plataforma SalutarWeb faz integração ao M-Chat para avaliação precoce do TEA

SalutarWeb: Transformando a gestão da Assistência Social Municipal

 

Leave your Comment

Atendimento ABASE Sistemas