O uso de aplicativos para gestão pública municipal tem cada vez mais facilitado o acesso do cidadão a serviços públicos. Primeiramente, porque vivemos em uma era em que a tecnologia desempenha um papel fundamental na simplificação de tarefas do dia a dia. E quando se trata de interação com os serviços públicos, não é diferente. A disponibilização de um app municipal pode ser um grande passo na modernização e na melhoria da qualidade de vida dos habitantes de uma cidade.
Um dos principais benefícios de um aplicativo na gestão pública municipal é a facilidade de acesso que ele proporciona. Imagine poder resolver questões relacionadas a solicitação de alvará ou a certidão de negativa de habite-se com apenas alguns toques na tela do seu smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar.
De acordo com coordenador da equipe de Mobile da ABASE Sistemas, Diego Kalschne, para os cidadãos, o acesso a um aplicativo significa conveniência e praticidade. “Com apenas alguns toques na tela do smartphone, eles podem resolver uma variedade de questões, desde a visualização de documentos e até encaminhar pedidos para a prefeitura, sem precisar enfrentar longas filas ou lidar com horários restritos de atendimento”, ressalta kalschne.
“Além disso, o uso da tecnologia promove a transparência e o engajamento cidadão. Por meio do app, os cidadãos têm acesso a informações e dados sobre políticas e programas municipais. Podem também participar ativamente na resolução de problemas da comunidade, como reportar falhas na infraestrutura”, acrescenta o desenvolvedor.
Além do cidadão, o uso de aplicativo para gestão pública oferece uma série de benefícios para a prefeitura, destaca Kalschne. “Ele ajuda a reduzir a burocracia e os custos operacionais associados ao atendimento presencial, além de promover uma relação mais transparente e colaborativa com os cidadãos. Além disso, a disponibilização de um aplicativo para gestão municipal demonstra um compromisso dos gestores com a inovação e a modernização dos serviços públicos.”
Santo Ângelo e Três de Maio são dois municípios que utilizam essa solução para estar mais próximo ao cidadão. Na capital das missões, o app Santo Ângelo Inteligente está possibilitando com que os mais de 77 mil habitantes possam ter informações importantes ou encaminhar demandas para a prefeitura de forma rápida e eficiente.
De acordo com a analista de inovação da prefeitura de Santo Ângelo, Daniele Barbieri, desde que foi implantado no ano passado o Santo Ângelo Inteligente, um dos principais benefícios observados é a melhoria na qualidade e na agilidade do atendimento. “Com a possibilidade de realizar solicitações, agendamentos e consultas online, os munícipes têm experimentado uma maior conveniência e rapidez no acesso aos serviços públicos, evitando deslocamentos e filas desnecessárias”, destaca. Além disso, segundo a Daniele, a tecnologia tem fortalecido o diálogo entre a prefeitura e a comunidade, proporcionando canais de comunicação mais eficazes e transparentes. “Por meio de ferramentas de feedback e interação online, os cidadãos têm a oportunidade de expressar suas opiniões, sugerir melhorias e reportar problemas de forma mais ágil e direta, promovendo uma gestão mais participativa e responsiva”, acrescenta.
Em Três de Maio, o prefeito Marcos Corso afirma que o app TM Conectada veio para aproximar o Poder Público dos munícipes e facilitar a prestação de serviços.
“Nele o cidadão encontra muitas informações e serviços, como a questão da iluminação pública, a melhoria de uma estrada, além de uma gama de outros serviços”, explica o prefeito de Três de Maio, Marcos Corso.
Além disso, a eficiência é outra vantagem significativa. Com um aplicativo, as burocracias são reduzidas ao mínimo, permitindo que os cidadãos realizem uma variedade de tarefas de forma rápida e simplificada. Desde o pagamento de impostos até a busca por um emprego, tudo pode ser feito com apenas alguns cliques.
Outro ponto importante é o engajamento cidadão. Um app bem desenvolvido permite que os cidadãos participem ativamente na resolução de problemas da comunidade. Seja reportando um buraco na rua ou sugerindo melhorias para um parque local, os cidadãos se tornam parte integrante do processo de tomada de decisão.
Por fim, a disponibilização de um aplicativo para gestão pública demonstra um compromisso com a inovação e a modernização dos serviços públicos. Isso não só melhora a imagem da prefeitura, mas também atrai investimentos e talentos para a região, impulsionando o desenvolvimento econômico e social.
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