• mar 04, 2024
Conheça as tecnologias para o combate à dengue

Você sabia que a ABASE Sistemas desenvolve tecnologias para o combate à dengue nas cidades? 

Ao encontrar um foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, o cidadão captura imagens utilizando seu celular e envie-as por meio de app  junto com a localização para a Secretaria Municipal de Saúde. Um agente de combate a endemias irá inspecionar o local. Utilizando a mesma tecnologia, o profissional pode preencher os formulários de trabalho de forma eficiente. Todas as informações geradas, seja pela população, pelos agentes ou pelas autoridades, são integradas em tempo real para o controle da doença. Os gestores utilizam esses dados para embasar suas decisões, permitindo que os moradores participem ativamente do processo. 

Estes são os fundamentos dos aplicativos  e soluções digitais desenvolvidas pela ABASE Sistemas,  pois desempenham um papel crucial na redução dos impactos da dengue nas cidades, principalmente, neste momento em que o País vive um surto da doença. 

Aplicativo TM Conectada

Em Três de Maio, o aplicativo TM Conectada, desenvolvido pela ABASE Sistemas, por meio do sistema de Central da Dengue, não apenas contribui no  monitoramento da situação dos mosquitos e do vírus, mas também ajuda na redução dos casos de infecção e economia de recursos.

Segundo o analista de suporte, Gerson Thomazi, a maior vantagem reside na obtenção de informações em tempo real, com a colaboração da população, para reforçar as ações de combate. As estratégias de controle seguem as recomendações do Ministério da Saúde. Além disso, a captura e análise das informações são otimizadas para enfrentar a doença de forma mais eficaz. “A participação da população é um dos pontos-chave do Central da Dengue. Com o aumento dos casos da doença, os agentes de combate a endemias não conseguem cobrir todas as demandas em um ciclo de visitas domiciliares. Portanto, é essencial que os moradores utilizem o aplicativo para identificar, mapear e eliminar focos do mosquito”, destacou Thomazi.

Vigilência Epidemiológica

A ABASE Sistemas desenvolveu o aplicativo Vigilância Epidemiológica. A solução facilita o trabalho dos agentes de combate às endemias, permitindo o registro dos dados no Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). “Uma característica crucial é que o aplicativo funciona offline, possibilitando o registro das informações sem conexão à internet. E quando os dispositivos se conectam, os dados são sincronizados e armazenados na nuvem”, explica a analista de sistemas e gestora do SalutarWeb, Francieli Both Zingler.

O desenvolvedor da equipe de Mobile, Diego Kalschne, destaca que o aplicativo permite detalhar o tipo de imóvel inspecionado, registrar o endereço e quaisquer pendências. Além disso,  permite incluir informações sobre coleta de amostras e tratamentos focal e perifocal.“Nosso objetivo é tornar o processo de combate à dengue mais eficiente e acessível. Com a possibilidade de detalhar as inspeções, registrar informações importantes e até mesmo trabalhar offline, estamos oferecendo uma ferramenta poderosa para os agentes de saúde e para a população”, reforça

A dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está caminhando para um recorde de casos de dengue em 2024. O país pode atingir 4,2 milhões de pessoas infectadas — quase o triplo do registrado no ano anterior. Essa previsão confirma o alerta de especialistas, que indicam que o pior ainda está por vir.

Até o momento, o Brasil já registrou mais de 1 milhão casos de dengue. Além disso, há mais de 200 mortes confirmadas. É importante lembrar que nos dois últimos anos o país atingiu recordes de mortes, ultrapassando mil óbitos pela doença.

As soluções tecnologicas da ABASE Sistemas ajudam no combate à dengue.  Além disso,  os softwares de gestão pública municipal simplificam o processo administrativo. Possuem capacidade de integração, parametrização e automação, oferecendo um controle para prefeituras e experiência única para os cidadãos.

 

LEIA TAMBÉM: 
Aplicativo do SalutarWeb contribui no combate à dengue em Porto Lucena

GespamWeb transforma a gestão fiscal de Porto Xavier

Leave your Comment

Atendimento ABASE Sistemas