• out 16, 2023
Escala M-Chat está integrada ao SalutarWeb

A partir deste ano, a Escala M-Chat está integrada ao SalutarWeb. Nesse sentido, a medida visa facilitar o diagnóstico precoce do TEA (Transtorno do Espectro Autista) na rede pública de saúde dos municípios. 

Atualmente, o instrumento de identificação precoce do TEA recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pela Academia Americana de Pediatria e várias outras entidades pediátricas do mundo é a escala M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers).

Os pais de crianças entre 16 e 30 meses de idade que acompanham o filho em uma consulta pediátrica devem responder à Escala M-Chat, composta por 23 questões. O teste é obrigatório nas consultas pediátricas realizadas pelo SUS, conforme estipulado pela lei 13.438/17.

Vale lembrar que a ferramenta é uma escala que ajuda a identificar o TEA precocemente, mesmo que sozinha não seja suficiente para fechar o diagnóstico. O  médico da criança deve aplicar o teste M-Chat e realizar a avaliação das respostas. Além das questões, a segunda parte do M-Chat é a Entrevista de Seguimento, para ajudar na avaliação.

Os pais devem responder às perguntas do teste, considerando o comportamento que observam em seus filhos. Ao final, soma-se os pontos e o resultado indica a presença de sintomas de autismo, mas não confirma o diagnóstico. Quando a pontuação for muito alta, o pediatra encaminha a criança para um especialista ou uma equipe multidisciplinar para avaliação.

 

Entenda como funciona a classificação da escala M-Chat integrada ao SalutarWeb

Pontuação de 0 a 2 – Risco baixo
Com essa pontuação, as chances de confirmar o diagnóstico de TEA são baixas. No entanto, não é necessário aprofundar a investigação. Contundo, se a criança tiver menos de dois anos, recomendamos repetir o teste. 

Pontuação de 3 a 7 – Risco moderado
Com essa pontuação, o pediatra passa para a segunda etapa do M-Chat — a Entrevista de Seguimento, que mencionamos acima. Essa entrevista reúne mais informações sobre os sinais de TEA.
Caso o resultado seja maior ou igual a 2 nesta etapa, pode indicar a presença do autismo e a criança deve ser encaminhada para um especialista. Se a pontuação estiver entre 0 e 1, não indica autismo, embora seja recomendado repetir o teste periormente. 

Pontuação de 8 a 20 – Risco alto
Com essa pontuação, os pais devem procurar diretamente um especialista para confirmar o diagnóstico, sem a necessidade de fazer a Entrevista de Seguimento.

O SalutarWeb incorporou mais uma solução, o M-Chta, à sua plataforma dedica à gestão pública na área de saúde dos municípios, totalmente baseada na web.  A ferramenta abrangente atende todas as necessidades de uma secretaria de saúde e permite avaliar o estado de saúde dos cidadãos. A plataforma possui 17 módulos e 12 aplicativos que aprimoram a eficiência do trabalho dos profissionais de saúde e melhoram o atendimento ao cidadão.

LEIA TAMBÉM

Leave your Comment

Atendimento ABASE Sistemas