V SIMPÓSIO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA

No dia 03 de outubro de 2019 ocorreu na Expo São Luiz, o V Simpósio da Previdência Pública, voltado para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Técnicos da Abase Sistemas estiveram prestigiando o evento.

Foi debatido sobre a reforma da previdência com base na PEC 06/2019, que, caso aprovada, fundos de previdência não terão mais de arcar com as despesas de auxílio doença e maternidade, passando a responsabilidade para o ente prefeitura. Aos regimes próprios de previdência limitar-se-ão às aposentadorias e pensão por morte.

Além disso, caso aprovada a PEC, não poderão mais ser criados novos Fundos de Previdência. Outra questão é a unificação das alíquotas em 14% para todos os municípios.

O texto prevê mudança nos percentuais da média salarial para aposentadoria.

No segundo painel do dia, com enfoque às perspectivas econômicas e de investimentos para 2019/2020, objetivou mostrar como o cenário econômico brasileiro e acontecimentos políticos, envolvendo o nosso e outros países, afetam os investimentos realizados pelos Fundos de Previdência, nesse contexto foi apresentada uma projeção do cenário econômico até o final de 2019.

Encerrando a jornada de debates, Guilherme Walter coordenou o painel “A avaliação atuarial e a portaria 464/2018”, sobre a nova forma de avaliação atuarial, destacou que a base de cálculo deve ser entre setembro e dezembro do exercício avaliado. Da importância dos gestores do fundo de previdência manterem as informações atualizadas para a execução do cálculo atuarial e enfatizou sobre a planilha de avaliação atuarial, que deve ser guardada por um tempo mínimo de 10 anos.

Abase Sistemas parceira dos municípios.